segunda-feira, 6 de maio de 2013

Votação da lei das Sementes



 Quando fizemos o projeto Drops esperávamos com isso contribuir para que esta lei não fosse adiante. Fica aqui a informação e esperamos que o Parlamento Europeu seja mais sensato daqui em diante. Por agora estão salvaguardados os agricultores de pequena dimensão com até 10 trabalhadoresa seu cargo. No nosso entender uma semente não pode ser patenteável e deve ser passível de ser trocada, reutilizada, etc. Esperemos que a legislação que aí vem não seja tão restricta quanto se espera. Já poderemos ver como vai ser na próxima segunda-feira.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Campanha pelas sementes livres

No próximo dia 6 de maio o Parlamento Europeu irá votar uma diretiva intitulada Lei das Sementes. Esta lei promove a obrigação de registar toda e qualquer variedade de planta de cultivo, mesmo as utilizadas em hortas familiares, por agricultores tradicionais ou em mercados locais, acarretando custos e processos administrativos proibitivos para a produção em pequena escala, discriminando severamente as sementes e material de propagação de plantas de polinização aberta, regionais e tradicionais, a favor das sementes industriais e dos operadores corporativos. Neste momento está em curso a Campanha pelas Sementes Livres em todos os Estados-Membros da União Europeia. Em Portugal a campanha é dinamizada pelo Campo Aberto, GAIA, Movimento Pró-Informação para Cidadania e Ambiente, Plataforma Transgénicos Fora e Quercus, para além de contar já com várias dezenas de subscritores.

"Unindo cidadãos preocupados, agricultores, criadores independentes e organizações e associações sem fins lucrativos por toda a Europa, esta campanha visa inverter o rumo da agricultura na Europa, onde os modos de produção intensivos se sobrepõem cada vez mais à agricultura tradicional e de pequena escala e onde as variedades agrícolas e as próprias sementes, a base da vida, estão a ser retiradas da esfera comum e entregues nas mãos de multinacionais do agro-negócio. A expressão mais recente desta tendência é a legislação a ser proposta pela Comissão Europeia para restringir a livre reprodução e circulação de sementes, fechar variedades de plantas agrícolas anteriormente pertencendo ao bem comum em patentes e ilegalizar as variedades não registadas. A nova 'Lei das Sementes' visa retirar o papel de curador da semente ao agricultor, papel esse que desempenhou, com proveito para toda a humanidade, desde o nascimento da agricultura e da civilização há 10.000 anos!"
in GAIA
 
Para mais informações podem consultar a página da GAIA e também assinar a petição pelas sementes livres aqui.